Cada década teve a sua história e seu estilo. Assim como a moda, a música e as artes, a maquiagem também é uma forma de expressão. Está ligada a todo um contexto cultural e de acontecimentos da época.
A década de 1930 foi marcada por uma forte crise econômica e recessão. A Bolsa de Nova York quebrou em 1929. Na década de 30 então o desemprego e a miséria espalharam-se por vários países.
No Brasil aconteceu a revolução de 1930. Nessa mesma época Getúlio Vargas assumiu o poder e instaurou uma ditadura até 1945. Eram tempos de autoritarismo e não só no Brasil.
Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha em 1933 e de 1939 a 1945 liderou a Segunda Guerra Mundial.
As mulheres de 1930 deixaram de lado toda aquela irreverência de 1920 e passaram a ser mais discretas e mais práticas. Usavam trajes esportivos com mais descontração e simplicidade.
O olhar era o objeto dos cuidados. Passaram a apresentar sobrancelhas depiladas e redesenhadas e tingidas. As primeiras sombras cremosas eram espalhadas com o dedo até a arcada superior marcando o convexo da pálpebra. As cores variavam do castanho ao cinza, e para a noite o preto. Curvadores cobertos de rímel curvavam os cílios.
O batom ficou mais discreto com tons de laranja e rosa pálido. Para conseguir lábios mais sensuais, as mulheres beliscavam os próprios lábios um pouco antes de aplicar o batom para deixa-los inchados. O truque era conhecido como "picada de abelha".
O blush era bege ou castanho bem claro e era aplicado em forma de triangulo do meio da bochecha até a têmpora para realçar as maças do rosto.
essas sobrans me dão aflição
ResponderExcluiressas mulheres estão até hoje tentando engrossar as taturanas
Mas gostei de conhecer um pouco mais sobre os rituais de beleza dessa época
Beijocas
http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/
Oi Claudia, sobre as sobrancelhas, eu acho que deve haver equilíbrio, nem mais nem menos. Bjokas.
Excluir