sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Maquiagem da Década - 1930

Cada década teve a sua história e seu estilo. Assim como a moda, a música e as artes, a maquiagem também é uma forma de expressão. Está ligada a todo um contexto cultural e de acontecimentos da época.

A década de 1930 foi marcada por uma forte crise econômica e recessão. A Bolsa de Nova York quebrou em 1929. Na década de 30 então o desemprego e a miséria espalharam-se por vários países.

No Brasil aconteceu a revolução de 1930. Nessa mesma época Getúlio Vargas assumiu o poder e instaurou uma ditadura até 1945. Eram tempos de autoritarismo e não só no Brasil.

Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha em 1933 e de 1939 a 1945 liderou a Segunda Guerra Mundial.

As mulheres de 1930 deixaram de lado toda aquela irreverência de 1920  e passaram a ser mais discretas e mais práticas. Usavam trajes esportivos com mais descontração e simplicidade.

O olhar era o objeto dos cuidados. Passaram a apresentar sobrancelhas depiladas e redesenhadas e tingidas. As primeiras sombras cremosas eram espalhadas com o dedo até a arcada superior marcando o convexo da pálpebra. As cores variavam do castanho ao cinza,  e para a noite o preto. Curvadores cobertos de rímel curvavam os cílios.
O batom ficou mais discreto com tons de laranja e rosa pálido. Para conseguir lábios mais sensuais, as mulheres beliscavam os próprios lábios um pouco antes de aplicar o batom para deixa-los inchados. O truque era conhecido como "picada de abelha".
O blush era bege ou castanho bem claro e era aplicado em forma de triangulo do meio da bochecha até a têmpora para realçar as maças do rosto.


2 comentários:

  1. essas sobrans me dão aflição
    essas mulheres estão até hoje tentando engrossar as taturanas
    Mas gostei de conhecer um pouco mais sobre os rituais de beleza dessa época

    Beijocas
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, sobre as sobrancelhas, eu acho que deve haver equilíbrio, nem mais nem menos. Bjokas.

      Excluir